23 junho 2011

Gordura Trans Sonora



O PROBLEMA COM A MÚSICA ATUAL 
Além da preguiça que vem tomando conta dos compositores ultimamente, dois grandes problemas são visíveis em relação a música e com as Artes em geral: a oferta antidemocrática e a falta de educação para o consumo. Assim como a ingestão de cada tipo de alimento com seus diversos tipos de nutrientes está para o bom funcionamento do nosso organismo, a música tem lá suas diversas funções na organização cultural.
               A GENTE É O QUE A GENTE CONSOME
Hoje, todos nós sabemos dos problemas que podem ser causados por uma alimentação desequilibrada, são diversas doenças relacionadas a má alimentação e a vida sedentária, isso tem preocupado inclusive alguns governos. Não necessariamente estão preocupados com o bem estar do povo. Acontece que, hoje, tem-se gastado muito com o tratamento de doenças relacionadas a obesidade . 



Preocupação similar aconteceu devido aos males causados pelo cigarro, cujos impostos eram um bom negócio para o Estado, mas quando os gastos com doenças relacionadas ao tabagismo aumentaram muito, logo vieram as campanhas pra desestimular ouso do cigarro.

Sendo assim, é bem possível que em algum tempo as embalagens de certos alimentos venham com algum tipo de advertência, muitos já veem com recomendações diárias.

Talvez a culpada por não nos alimentarmos adequadamente seja a correria do dia a dia, que nos faz recorrer aos  fast foods e aos práticos
industrializados, saborosos e  cheios de atrativos visuais carregados de sal, açúcar e gordura.  Com atenção especial para a Gordura Trans. Criada a partir de um processo industrial, ela não é adequada para o organismo e não deveria ser consumida. O corpo precisa de pequenas porções de gordura para funcionar adequadamente, porém, a gordura trans serve para aumentar a durabilidade e consistência dos alimentos, mais parece plástico dentro do organismo.

Portanto, fazendo uma analogia entre comida e música podemos dizer que somos bombardeados todos os dias por músicas que soam como verdadeiras gorduras trans sonoras sobre os nossos ouvidos, sem nenhum valor nutricional.

Quem vende comida rápida, doces, salgados, industrializados, etc, não está tão preocupado com a qualidade nutricional oferecida aos seus clientes e sim em lucrar, e com certa razão pois a procura é enorme e não há nada que proíba, nem sequer existe uma advertência como nas carteiras de cigarros.

METODOLOGIA DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA 
Da mesma forma que se faz comida de fast food, há quem faça música, explorando o despretensioso intelecto de populares, que gastam seu curto tempo buscando priorizar suas necessidades mais urgentes e acabam agindo sob Efeito Manada. Porém, acho que não devemos culpar tanto os músicos, pois se o povo gosta, qual é o problema em lucrar com isso?

Empurradas pela mídia “jabazista”[jaba:  palavra derivada de jabaculê (dinheiro, gorjeta, propina) pagamento dado a quem possa veicular a canção nas mídias como rádio ou TV] Essas produções musicais (música fast food) vêm tomando todo o espaço. Existe um princípio musical que diz: Qualquer coisa cantada com melodia vai soar bem aos ouvidos, ainda mais se repetir uma vez a cada hora do dia. Na maior parte, são canções de baixíssimo grau de dificuldade de criação, baixo custo de produção e de fácil execução instrumental, viciam o cérebro com repetições preguiçosas, mas são sucessos entre o povo, como comida de fast food.


De certa forma, a formação cultural das pessoas, que deveria ser cultivada em casa e na escola, está ficando a merce de qualquer coisa que se encontra na rua, como comida rápida, comida de fast food.

A música está cada vez mais artificial, mais descartável, como um produto qualquer, com vida útil ou prazo de validade cada vez menor. Estamos sendo treinados a sentirmos prazeres cada vez mais curtos e descartáveis. Imagino esse tipo de Industria no futuro, totalmente controlada pela corporocracia comercializando injeções de alegria ou pacotes de risadas.



PRECONCEITO MUSICAL
É um erro dizer que determinado estilo musical é ruim. Não existe estilos musicais ruins, o que existe é canção ruim. Estilos musicais são raças de música, odiar um é quase um racismo.
MÚSICA E DEMOCRACIA
O problema mesmo é a  falta de democracia nos veículos de comunicação. Eles deveriam ter por lei, um pequeno espaço em suas programações para os clássicos populares, populares clássicos de todos os tempos e também as novidades que vão surgindo no Brasil e no mundo, pois quanto mais coisas diferentes os novos artistas absorverem, mais terão capacidade de produzirem coisas novas e melhores. Se absorverem sempre uma única tendência, produziram sempre mais do mesmo novamente.

Há espaço para todo mundo, porém, músicas que remetem ao sexo, a promiscuidade, ao álcool, a ostentação...estão tomando todo o espaço. Já pensou se a maioria de nossas refeições fossem à base de hambúrgueres doces e refrigerantes ?


A PRESSA DOS NOVOS TEMPOS E O DINHEIRO
A correria do dia a dia nos faz deixar as frutas, verduras e alimentos nutritivos que exigem mais tempo de preparo de lado. Pessoas estão deixando de experimentar muitas outras coisas boas que existem por ai.  Produtores de vinho, que antes zelavam pela tradição e qualidade, veem investindo no vinho barato e açucarado, por que entre o Povão, é considerado o melhor vinho e vende mais.

Um dia certo produtor musical disse a um músico que lhe mostrava um trabalho: “não gostei, mas é o que o povo está gostando, então vamos lançar”.


Por fim, consumir um pouco de “besteiras” de vez em quando é gostoso, faz parte. Mas substituir toda a alimentação por elas não é a atitude de quem quer ter uma vida com qualidade, longa e saudável. Mas quem  se preocupa em ter uma vida longa e saudável? Bom, eu me preocupo.
Leia mais: Gordura trans Sonora II
(Como se for
ma o gosto musical) 

2 comentários: