05 março 2012

Vamos Fumar Um Bob ?

Em 6 de Fevereiro de 2016, Bob Marley completaria 72 anos 
de idade. Ele está na lista dos maiores artistas de todos os tempos, na 11ª colocação pela revista Rolling Stones , seu álbum Exodus foi apontado como o álbum do século pela revista Time, a música One love foi considerada música do milênio pela BBC, que em pesquisa posterior  o colocou entre os melhores letristas de todos os tempos, ganhou a Medalha da Paz do terceiro mundo pelas Nações Unidas, 

sua  Banda ganhou o título de Banda do ano em 1976 pela revista Rolling Stones, tem estrela na calçada da fama em Hollywood, um Grammy pelo conjunto da obra, recebeu a mais alta condecoração Jamaica , Ordem ao Mérito, seu rosto foi impresso em moedas de dólar em seu país, provavelmente o rosto mais estampado no mundo, idolos como Paul Maccartney e Bono Vox viraram fãs.


No entanto, é difícil compara-lo a outros artistas, por que a música era apenas uma parte. Talvez seja o primeiro e único Mega-Star surgido da pobreza, e de um país pobre. 


Foi um humanitário e engajado nas  questões raciais , se meteu em assuntos políticos, levou tiro por isso, foi um pregador e fiel as suas crenças até sua morte. 

Não foi apenas o maior difusor do Reggae, como também foi um dos que desenvolveram o gênero, trabalhando com Ska no começo dos anos 60 e Rocksteady, gêneros musicais Jamaicanos precursores do Reggae.

Claro que a figura Bob Marley tem também exemplos de práticas não tão bem vistas por alguns. O uso da maconha, proibida na maior parte do mundo, era vista por ele como algo natural. 

Há quem ame sua Arte, mas nem tanto a ideologia, contudo, a imprensa dizia que Bob consumia 500g de maconha por dia, não sei se era bem assim, pois, em diversas turnês, policiais faziam diversas buscas, reviravam pretenses do músicos, usavam cães, mas nada era encontrado e, a imprensa, nada de grande tinha pra publicar de fato.  
Pena algumas pessoas ainda só relacionarem seu nome e sua música com a maconha, o que também não está totalmemte errado, mas talvez seja a parte menos significativa do seu feito. Sim, ele se posicionou a favor da erva, estampou capas de discos com ela, cantou isso em suas músicas, mostrando-se no mínimo corajoso, enquanto outros artistas escondiam o gosto pela planta.

Dizer que Bob Marley foi um maconheiro, é muita ignorância cultural.

Mas certa vez presenciei bem mais ignorância que essa. Foi o cúmulo quando um jovem, na maior fissura pra fumar "um", desprezou  anos de construção artística, construção essa que representava mais de 400 anos de lamento do povo africano, na seguinte frase interrogativa, enquanto enrolava seu baseado:

-Vamos fumar um Bob?

Nos continuaremos sobrevivendo

Um comentário:

  1. http://soulrastaroots.blogspot.com.br/ confira.... vlww participa se quiser tbm fiquem com jah

    ResponderExcluir