14 dezembro 2011

O Que Significam As Cores: Verde, Amarela e Vermelha - "As cores do Reggae"


A relação que fazemos com a música é automática. Mas as cores tão relacionadas com o Reggae têm como origem as cores da Bandeira da Etiópia, país em que Hailé Selassié, nascido Tafari Makonnen e posteriormente conhecido como Ras Tafari, foi imperador. Foi deposto por militares rebeldes em 1974, pondo fim a um dos reinos mais antigos do mundo - o reino de Axum.  Selassie foi o último imperador de uma dinastia que afirmava poder identificar suas raízes há mil anos atrás, cujo primeiro imperador, Menelik I, seria filho do Rei Salomão de Israel com a Rainha de Sabá, segundo a igreja ortodoxa da Etiópia, que acredita também que a arca da aliança  está escondida na região.
                      
Haile Selassie é considerado a representação terrena de Deus (Jah)  por seus seguidores, os Rastas, fundamentados em interpretações próprias da Bíblia, (o leão conquistador da tribo de Judá) causa que foi abraçada por vários artistas da Música Reggae.

O movimento Rasta teve como um de seus princípios o Pan-africanismo pregado por Marcus Garvey que propunha, entre outras coisas, a união de todos os povos da África e o retorno dos seu descendentes espalhados pelo mundo, que ocorreria pelas mãos de um imperador Negro. 

Cerca de 30 anos depois, Hailé Selassié viria a fortalecer o movimento Negro e o povo Africano com a resistência Etíope ao domínio Italiano Branco Europeu. (Repetindo o feito de Menelik II, imperador que já havia resistido a dominação Italiana, numa época em que boa parte da África estava sendo colonizada por europeus)

Haile Selassie conduziu sua resistência com uma ótima oratória, em especial, o belíssimo discurso na Liga das Nações em 1936, cantada posteriormente por Bob Marley na canção War.


A Etiópia se libertou do domínio Italiano e se tornou o primeiro país independente da Africa. Em 1897 foi adotada sua primeira bandeira, regulamentada por Menelik II, a qual trazia o seguinte significado: a faixa vermelha representa a fé, poder e sangue, o amarelo simboliza a igreja, a riqueza natural e amor; o verde representa a terra e a esperança. As três faixas também foram arquitetadas para terem uma conexão com a Santíssima Trindade e as três principais províncias da Etiópia. A estrela representa a unidade do povo e as raças que compõem a Etiópia. Os cinco raios na parte externa da estrela representam a prosperidade e o disco azul representa a paz. 


A simpatia com toda essa representatividade deu origem a uma linhagem de bandeiras na África e fora dela, inclusive no Brasil. Às vezes a cor preta é adicionado para representar a raça Negra.

24 comentários:

  1. Muito interessante o conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço. Foi um trabalho de muita pequisa para que ficasse compacto e de fácil compreensão.

      Excluir
    2. Parabéns, só tenho a agradecer por todo conteúdo....

      Excluir
  2. Muito bom esse material pois elimina a ignorância de alguns que liga essas cores a fumar maconha e ouvi regae!!ouvir regae até que vai!!...

    ResponderExcluir
  3. Reggae,e vida, acalma a alma! E fumar maconha e uma opção, ninguém obriga, a fumar maconha, e ninguém e obrigado a ser julgado por que gosta de reggae, graças e louvores a jah! Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. disse Jesus Cristo Nao há A Como Servi Dois Senhores .
    um Amará mais e O Outro Aborrecerá.
    tenha Fé Somente em Jesus Cristo ,
    pois Ele é o Unico que Pode Te Salvar .
    Quando Me Falam De Haile Selassie , logo Me Vem Na cabeça . "Matheus 24 das Escrituras Sagradas " .
    o que me Alegro é q O BOB MARLEY Renunciou Rastafarismo e Antes de Morrer aceitou Jesus e Se Batizou , suas Ultimas Palavras Na Cama Do Hospital Segundo Ritah Marley Foram " Jesus Jesus Jesus My Savior ." Hallelujah ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justo dar atenção a todas as mensagens positivas, e lógico, todas as atribuídas a Jesus Também. Particularmente, tenho sempre em mente muitos ensinamentos atribuídos a Jesus. Não combater o mal com o mal é o meu preferido.

      Concordo também que é complicado seguir dois senhores. Se as opções fossem Jesus e Bob, seria até injusto. Lógico que deveríamos seguir Jesus, acho que o Próprio Bob era "fã" dele.

      Aliás, curiosa informação sobre Bob Marley. Como Podemos conferir a veracidade?

      Obrigado pela participação!

      Excluir
    2. Vai dormir lek..fica falando de Jesus...veio fazer o que aqui vey? Que chatisse e.e kkkk

      Excluir
  5. Pesquise na internet a começar pela Wikipédia quem foi Hailé Selassié. Pesquise também sobre como se deu a morte (e conversão ao cristianismo) de Bob Marley e sobre sua esposa Rita Marley e tire conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Anônimo.

      São informações já conhecidas por quem se interessa pelo assunto. Sabemos que é bastante discutível, os feitos de Selassié, como também o de Marley e do próprio Jesus Cristo. O mais importante é absorver a melhor parte.

      O Rastafarianismo e o Cristianismo são filosofias úteis para o mundo - o Cristianismo bem mais.

      Bob Marley poderia seguir a religião que quisesse. Isso é o de menos. Essa falada conversão ao Cristianismo seria uma maravilha para os Cristãos fervorosos que, com certeza, defendem que aconteceu realmente.

      Conclusão: Não altera nada, mas os Cristãos fervorosos estão querendo pegar carona na história de Bob Marley.

      Excluir
  6. Muito bom o comentario mais soh acho que reggae nao tem nada a ver com Deus rssa hitoria de Jah cara o nome Dele ehh DEUS nd mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido, essencialmente , o Reggae é apenas um estilo musical como outro qualquer, surgiu como qualquer outro estilo, apenas música. Porém, a maior parte dos grandes nomes do estilo se identificaram com o Rastafarianismo. Por isso, o publico acaba fazendo essa ligação da música com Jah. Existem bandas e canções de Reggae mundo a fora que não mencionam Jah, normal. Mas a maioria se identifica com ao menos um trechinho dessa história toda. Como questões da causa Negra, questões de independência e liberdade e as próprias cores verde, amarela e vermelha.

      Excluir
  7. Com todo respeito a cultura

    ResponderExcluir
  8. minha mae fala que é a cor da maconha -_- ela n deixa eu usa minha puserinha kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Cheia de muito significativo ,muito bom .

    ResponderExcluir
  10. Estou um pouco menos ignorante após ler o texto e as respostas do autor aos comentários do texto. Muito bom. Obrigado!
    JF

    ResponderExcluir
  11. Muito bom... Os comentarios, as historias... Boas imformações... Gostei, vlw ai...

    ResponderExcluir
  12. Conteúdo muito bom gostei,
    Só queria dizer a esse anónimo que disse que o nome de Deus é Deus,que ele tá só 100% errado, o nome de D-us é YHWH (YAHVÉ) que traduzido para nossa língua é JAHVÉ, e uma forma "carinhosa" de falar o nome dELe é YH (YAH) que traduzido para nossa lingua é JAH.
    Cuidado, estude antes de falar.
    Que Jah vos abençoe.

    ResponderExcluir
  13. gostei do conteúdo, e torna-se plausível destas cores serem utilizadas por organizações do movimento negro, que não necessariamente são adeptas da religião Rastafari, mas o simbolismo é bastante interessante.
    óbvio que o mito não necessariamente é a expressão da realidade, são narrativas construídas que atendem a determinadas situações. Mas, no aspecto geral, é um ótimo resumão.
    Sandra

    ResponderExcluir
  14. " JAH " é apenas uma abreviação do nome de Deus que é " JEOVÁ ", ah e pra constar que jahvé em português significa : JEOVÁ !

    ResponderExcluir
  15. Foi deposto por militares rebeldes em 1974, pondo fim a um dos reinos mais antigos do mundo. Último imperador de uma dinastia que afirmava poder identificar suas raízes há mil anos atrás, cujo primeiro imperador, Menelik I, seria filho do Rei Salomão de Israel com a Rainha de Sabá. Essa parte que me interessou. Destruiram toda a história de um povo e uma história importante para toda a humanidade.

    ResponderExcluir
  16. nss, iss me ajudou mt mesmo, tipo os leke fala q só gay usa, agr vou mostrar pra eles esse artigo.

    ResponderExcluir