23 junho 2011

Origens Do Dreadlock - "Cabelo Rastafári"






Quando Rastafári, imperador da Etiópia, foi exilado durante a invasão de seu império, seus guerreiros juraram não cortar o cabelo até que ele voltasse. 










Na jamaica, os Rastas baseavam-se na Bíblia, "Os sacerdotes não raparão a cabeça, nem apararão as pontas da barba, nem farão cortes no corpo (Levítico-21:5), e no herói Sanção, onde a força estava nos cabelos. Outra inspiração era a juba do leão, simbolo de força e referências ao próprio Jesus, "Senhor dos senhores, reis dos reis, leão conquistador da Tribo de Judá", que para os Rastas estaria reencarnado no Imperador Etíope.

Os Rastas eram perseguidos pelas autoridades que tentavam suprimir o movimento. As tranças eram um meio de causar impacto e impor respeito e presença.






As Dreadlocks fizeram fama. Seguidores e simpatizantes da ideologia Rasta passaram a usar o penteado por sua significância de luta e resistência.





Apesar das tranças jamaicanas terem surgido de maneira própria e original, o uso de tranças similares começou bem antes. 








Os Massai do norte da Tanzânia e sul do Quênia já usavam a forma cilíndrica em seus cabelos, porém um método mais delicado.








Por tanto, não foram os jamaicanos, os primeiros a usarem as tranças cilíndricas. Nem mesmo os massai






Partindo do pressuposto de que os cabelos tornavam-se longos e que era difícil corta-los, as tranças seriam uma questão de praticidade por que diminuíam o volume. Desta forma, essa prática teria surgido com a evolução dos homens pré históricos. Indícios apontam para os povos que habitavam a região da Índia, como os primeiros a se embelezarem dessa maneira.








Alguns grupos étnicos, bem antes dos rastafáris, já usavam tranças com esta forma.                                      



O penteado que um dia foi usado pra impor respeito pelo visual um tanto chocante, hoje compõe belos looks no mundo da moda.





3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silene...pena ter apagado a pergunta... De qualquer forma, sua resposta já está aqui...Abraço.

      Excluir
  2. Dreads significa ter atitude, não aceitar os padrões de beleza que a sociedade empoem.
    Seus cuidados são: Lavar a cada 2 dias com shampoo antiresiduos e secar bem.
    A manutenção é importante para fixar melhor os dreads em sua estrutura capilar.
    Saiba mais pelo meu Facebook:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=682213945128993&set=a.638005546216500.1073741832.599484556735266&type=1&theater

    Obrigada
    RESISTÊNCIA AFRO

    ResponderExcluir