20 janeiro 2013

O Grande Monstro Do Fanatismo

Dos fanatismos em evidência no mundo atual, qual será  o mais maléfico e covarde?

O fanatismo por armas, que envolve a cultura de um país dominante,  do qual surgiu propostas para que professores trabalhem armados e crianças usem mochilas a prova de bala. Retorno aparente para o Fanático:(Sentir-se poderoso como em jogos violentos e filmes de ação da sua própria cultura)

O fanatismo religioso, que na forma mais extrema sustenta suicídios e terrorismo. Retorno aparente para o Fanático: (Conforto espiritual e aceitar seu sofrimento, até a esperança de se sentar ao lado de Deus e ter 1000 virgens a sua disposição)

O fanatismo por drogas, que adoecem pessoas e destroem famílias. Onde as ilícitas, sem demagogia, acabam sendo as menos covardes, por não esconderem sua cara feia. Ao contrário do Álcool, cuja publicidade faz parecer tudo muito bonitinho e atraente e, que quem não usa, não se dá bem na vida social, principalmente com as mulheres. Retorno aparente para o Fanático: (Aqui quase não tem retorno, curtem a lombra. O diferencial é que muitos descobrem que isso não leva a nada, mas nem todos conseguem parar) 

O fanatismo sexual, onde corpos seminus se insinuando tomam o lugar de músicos e cantores no senário musical. Retorno aparente para o Fanático:( aparentemente têm um bom retorno. Gozam a vida literalmente, mas por pensarem só naquilo, esquecem de levar o restante da vida a sério).


O tradicional fanatismo político, onde tratam líderes de governo como deuses simplesmente por fazerem suas obrigações, melhorar a vida do maior número de pessoas possíveis ou das que mais precisavam. E o pior: o fanático ao avesso. Aquele que já foi fanático, mas agora tem a sensação de marido traído por não ter conseguido o que queria, e deseja morte a quem depositou seu voto um dia.   Retorno aparente para o Fanático: (Conseguem finalmente as melhorias que já lhes eram de direito)


O fanatismo em torno do futebol que faz com que uma Nação tenha estádios mais bem equipados do que hospitais e escolas, torcidas que idolatram muito mais a Empresa (Clube) do que gostam do próprio esporte, e até chegam a matar. Empresas estas que têm publicidade “gratuita” nos jornais de “esporte” Ex: Globo Futebol, Caderno de Futebol, Futebol Espetacular... Retorno aparente para o Fanático: (Monumentos para visitar, alguns poucos usufruem os benefícios dos Clubes, a maior parte se contenta com a vitória de seu time preferido)

O vaidoso fanatismo pelo consumo, que nos faz comprar bens sem que sejam realmente necessários, apenas por motivo de status. Muitas vezes se torna compulsão e doença, a oniomania. E os fanáticos por vendas não se importam nenhum pouco com isso. Retorno aparente para os fanáticos:(Quem tá no topo da pirâmide fica com a maior parte do lucro) 

Se analisarmos calmamente, veremos que por trás de todo fanatismo existe um monstro,  uma força controladora e alguém que se beneficia com isso. Veremos que o que existe de pior nos fanatismos está implícito, explorando um mundo de pessoas covardemente alienadas para sustentarem impérios.  O Grande Monstro e pai dos fanatismos é a Ganância por dinheiro e poder de homens desonestos, vampiros do Sistema, formadores de opinião e ditadores do modo de vida das pessoas , com o domínio da persuasão, por meio da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário