15 dezembro 2014

Ideologia, Eu Quero Uma Pra Viver !

Não sei o que é mais importante, se a reforma política ou a democratização da mídia. A reforma poderia dar uma cara melhor a política brasileira. Mas a mídia é como um 4º poder, já nos tentava dizer Oscar Wild, em 1891. Ela é mais forte que todo mundo, forma a opinião das pessoas. Pode, como sabemos, decidir uma eleição, glorificar ou desgraçar a vida de qualquer um em que tenha interesse.
Creio que a verdadeira democratização da mídia seri motiva-la a veicular determinados conteúdos, acrescentando assuntos que são deixados a margem, em especial os definidos como prioritários pela Constituição, como o conteúdo Educativo. Quanto a proposta do PT não sei bem do que se trata. Mas, alguma regulamentação, as  grandes redes de mídias merecem.

Interagindo pelas redes sociais, defendendo cotas raciais, argumentando em favor dos Homossexuais, advogando por ateus, apontando a selvageria do consumismo, comentando sobre drogas, tabus e outros assuntos de grupos excluídos... acho que desagrado conservadores de plantão que acabam me rotulando de esquerdista e até de Petista. Droga!

Deixando-me rotular entre a Esquerda e a Direita acabo me encontrando em algo mais a Esquerda, realmente. Reconheço! Talvez uma Esquerda na essência, na origem, embora, creio eu, estejamos diante de uma dicotomia, uma bipolarização da visão, um olhar restrito diante de uma liberdade de possibilidades pelos espaços entre esses pólos e suas variantes temporais, os contextos. Logo, rótulos são formas de controle. E não abraço esquerdistas de profissão.

Mas não se prenda tanto a esta rotulagem entre Esquerda e Direita. Tem um quê de jogada emocional esquerdista nessa divisão. Progressistas e conservadores talvez seja um parâmetro melhor. 

Acontece que a Direita é sempre profissional, como uma prostituta. Mas a Esquerda profissional e de carreira talvez seja mais seca, sem graça e encegueirada pelo dinheiro e poder que a própria Direita. Prefiro ser água, como Bruce Lee falou.

Bom! Dizem que, nessa guerra, a Esquerda não tem nada a perder. Já a Direita teria algo a perder. Ou será dividir, distribuír? "Enquanto uns choram, outros vendem lenços" citou o pensador ao tentar resumir a relação política entre a Esquerda e a Direita.

Leia a Superinteressante de Dezembro/2014- ULTRA RICOS - OS VERDADEIROS DONOS DO MUNDO e repare se a revista não tem tendência a Esquerda - ou a Esquerda tem mesmo muita razão é verdades a serem ditas. Talvez as melhores verdades da atualidade, mesmo que não seja apenas os pregadores Esquerdistas quem as esteja dizendo atualmente, mas também, os resultados de estudos colhidos pela própria Direita. Será o inicio  de um verdadeiro consenso?

Na nota ao leitor tentam se justificar quanto a posição ideológica. Se declaram neutros. Não somos contra nem a favor do governo, passamos informação, é o que dizem. Sobretudo, ser neutro não significa simplesmente se recusar a tomar partido. Muito mais que isso, significa poder caminhar livremente pelos diversos territórios ideológicos, se enriquecer com o melhor de cada um e apoiar cada boa ideia de acordo com a necessidade. ( quatro meses após ter publicado este texto achei um vídeo que explica bem este ponto ) 

Por fim, a reportagem da Super traz um ranking onde o Brasil aparece como o 13º país mais desigual do mundo, só perdendo para nações muito pobres. E quanto maior a desigualdade, maior a quantidade de males de uma sociedade, de homicídios a obesidade. Acabam endossando um princípio que diz: Na proporção em que encontrarmos desigualdade, encontraremos corrupção. Isto é, Mateus 25, 14-30. É que o de cima sobe e o de baixo desce!

Publicações Relacionadas




4 comentários:

  1. Não é questão ser direita ou esquerda mesmo...é questão optar pela base semi-escravizada da pirâmide social que também é excluída das decisões de poder e agora estão buscando pela força da mída e do dinheiro acabar com a legitimidade de um governo eleito, e pior, nem foi indiciado na corrupção lava-jato, muito menos julgado nem condenado. Optar pelas classes populares é legitimamente andar como o peregrino da Galiléia andou, não meramente tratando como Madre Teresa a pobreza para que morram sem queixas, mas que se levantem em dignidade da miséria e assumam um novo mundo de relações sem desejar um lugar na escalada da piramide do poder, a mesma que faz explorados e humilhados futuros predadores e ofensores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Dinarte, Na verdade nossos representantes não nos representam, excluem quem lhes deu vida boa e poder, não dando ouvidos aos clamores da população e pensando somente em interesses próprios, cego é aquele que não quer ver, para se combater tudo que há de danoso ao nosso país, tem que se começar pela CORRUPÇÃO, tornando-a crime HEDIONDO além de dobrar ou triplicar à pena para este crime, do contrário impostos continuarão aumentando, criminalidade, impunidade, desvios de verba, tráfico, mensalões, lava-jatos etc etc, tudo oriundo "dela" a CORRUPÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A democracia em si já tem um quê de farsa. No Brasil, então, onde a coisa é bastante recente, o problema é bem mais grave, precisamos de reformas profundas além de apenas aumentar a punição.

      "Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém" - Rousseau

      Tô pra ver, ao menos, uma democracia em que o povo tenha algum poder de decisão após seus interesseiros representantes sejam eleitos!

      Excluir