11 junho 2020

O Lado Obscuro Da Humildade (uma reflexão escrita em 2016)



Possivelmente serei mau recebido por este pensamento. Mas, por estar convencido dos argumentos apresentados abaixo, mantenho a esperança de contribuir, um pouco que seja, para o despertar de algumas pessoas e mostrar como tudo pode ser bastante relativo.

A humildade é uma qualidade que todo mundo gosta de ver. Apenas em raríssimos casos, a humildade poderia incomodar como, por exemplo, no excesso. É que alguns podem confundir excesso de humidade com burrice - como no caso de alguém que acha dinheiro alheio ou qualquer outra coisa de valor e procura devolver.

Será que gostamos mais da humildade que vem do próximo que da nossa própria para com os outros ?

A humildade, assim como o sorriso, pode estar relacionada, em seu sentido mais primitivo, com submissão. Mostra que o indivíduo não está em posição de ataque, mas, pelo contrário, em estado passivo, evitando ataques e ofensivas.

Podemos evitar guerras, fazendo cara de amistosos e recepticivos (buscando não sermos falsos - claro)  mas não devemos deixar de, por exemplo, discutir ideias e defender nossa opinião, logicamente, quando há argumentos pra isso. 

É bonito ser passivo, servir e submeter-se ao próximo. Mostra quanto queremos bem o outro. Porém, achamos mais legal ainda -  em nossa espécie que tem vontade de poder - ver os outros nos servindo, submetendo-se a nós, sendo humildes.

E mesmo que toda essa corrente de humildade funcione apenas como uma troca,  ela tem sido bastante valorizada - pois nem todo mundo, em meio aos humildes, quere ser humilde sem receber humildade em troca; não sendo, portanto, tal humildade desta forma, uma ação expontânea.

Ser humilde e servir aos outros é um lindo ato de amor ao próximo; embora - em alguns casos, ama-se mais os "superiores"  que a si mesmo. Tal humildade é bastante valorizada pelos donos do mundo - poderosos que ditam o modelo de vida a ser seguida. 

E assim caminha a humilde humanidade na dureza de ter que caminhar e dar muito mais do que receber - numa vida de gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário