28 maio 2020

Só Existe Política Na Democracia


Como assim ?
Pois é. Quando pesquisamos lá na origem das palavras "Política" e "Democracia lá na Grécia antiga, vemos que é isso mesmo. Elas têm origem no mesmo tempo e lugar.

Derivada da palabra grega POLITIKÓS, união de outras duas palavras gregas: Póli (Cidade) e Tikó (Comunidade) Obtemos as primeiras pistas sobre o que o título deste texto afirma.

Também obtemos da palavra "Polites" o seguinte significado em Português (Cidadão) 

Aqui já podemos capatar a ideia de vida em comunhão entre os indivíduos. Uma ideia de BEM COMUM. 

Já a palavra em português "Cidadão" ou Cidadania, que deriva de CIDADE, vem do Latim "Civitas" (condição ou DIREITO de cidadãos): 

"Na história de Roma, o termo latino "civitas", segundo Cícero na época da república romana, era o corpo social dos cives, ou cidadãos, unidos por lei. É a lei que os une, dando-lhes responsabilidades, por um lado, e direitos de cidadania, por outro.`

Trecho acima extraído da Wikipédia. Link abaixo: 

Então como fazer, construir, dar seguimento ou governar uma CIDADE DE BEM COMUM compartilhando de uma unidade de leis, direitos e deveres  ?  Ora, com os próprios cidadãos fazendo acordo entre eles, um PODER DO POVO, sacou ?

É então que surge o complemento de "Política"  a palavra "Democracia" do grego - Demokratia: Demos (Povo, Distrito) e Kratos (Domínio, poder) 

E Finalnemte:

Governo Das Cidades Pelo Povo Para O Bem Comum 👍🏽

Hoje usamos a palavra "Política" com algumas variações de sentido. Mas ao pé da letra as palavras nasceram como se uma complementasse a outra. 

É tipo uma aberração falar de "política" em Governos Ditatoriais.👍🏽

Quer saber mesmo ? Os ideais de Política ficou perdido no tempo lá em Atenas. O que sobrou pra nós, na prática, foi uma POLITICAGEM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário