05 abril 2019

Entenda Definitivamente O Que É Esquerda E Direita Política






Entenda fácil à partir dek pequenas reflexões:
-Enquanto uns choram, outros vendem lenços



- Gostar muito de si mesmo ( egoísmo ) e não se importar com os outros = individualismo -> tem a ver com Direita

- Gostar muito dos outros, pensar no bem comum em primeiro lugar sem se importar tanto consigo mesmo, pode significar que não gosta tanto de si mesmo = Coletivismo -> Esquerda 




- O Amor ao Próximo


Vós outros andais muito solícitos em redor do próximo, e a vossa solicitude exprime-se em belas palavras. Mas eu vos digo: o vosso amor ao próximo é apenas o vosso mau amor por vós próprios. É para fugirdes de vós que andais em volta do próximo, e quereríeis converter isso numa virtude; mas pus a claro o vosso «desinteresse». (...) Não suportais a vossa própria companhia, e não vos amais o suficiente; procurais então seduzir o próximo com o vosso amor e doirar-vos com o seu erro. Eu quisera que todos os próximos e aqueles que se seguem se vos tornassem intoleráveis: assim teríeis de extrair de vós mesmos o amigo de coração transbordante. Convocais uma testemunha quando quereis dizer bem de vós; e logo que a haveis induzido a pensar bem da vossa pessoa, vós mesmos pensais bem da vossa pessoa. É mentiroso não só o que fala contra a sua consciência, mas também o que fala contra a sua inconsciência. Ora é assim que falais de vós no trânsito diário, e que enganais o próximo e a vós mesmos. Assim fala o louco: 'O convívio dos homens estraga o carácter, sobretudo quando não tem carácter'. Um procura o próximo porque se procura, o outro porque anseia perder-se. O vosso mau amor por vós próprios converte a vossa solidão num cativeiro.



(Friedrich Nietzsche, in 'Assim Falava Zaratustra')



 - A Necessidade do Próximo


Nós só sentimos agrado para com os semelhantes - ou seja pelas imagens de nós próprios - quando sentimos comprazimento connosco. E quanto mais estamos contentes connosco, mais detestamos o que nos é estranho: a aversão pelo que nos é estranho está na proporção da estima que temos por nós. É em consequência dessa aversão que nós destruímos tudo o que é estranho, ao qual assim mostramos o nosso distanciamento. Mas o menosprezo por nós próprios pode levar-nos a uma compaixão geral para com a humanidade e pode ser utilizado, intencionalmente, para uma aproximação com os demais.


Temos necessidade do próximo para nos esquecermos de nós mesmos: o que leva à sociabilidade com muita gente. Somos dados a supor que também os outros têm desgosto com o que são; quando isto se verifica, então receberemos uma grande alegria: afinal, estamos na mesma situação. E, talqualmente nos vemos forçados a suportar-nos, apesar do desgosto que temos com aquilo que somos, assim nos habituamos a suportar os nossos semelhantes. Assim, nós deixamos de desprezar os outros; a aversão para com eles diminui, e dá-se a reaproximação. Eis porque, em virtude da doutrina do pecado e da condenação universal, o homem se aproxima de si mesmo. E até aqueles que detêm efetivamente o poder são de considerar, agora como dantes, sob este mesmo aspecto: é que, «no fundo, são uns pobres homens». 

(Friedrich Nietzsche, in 'A Vontade de Poder')

Bom, quem acha que o ser humano é mal por natureza é normalmente visto como de Direita; quem acha que o ser humano é bom por natureza é visto como de Esquerda; e isso tem muito a ver com o "acreditar" que o ser humano possa cooperar.

Se você acha que o ladrão que rouba um celular tem que levar tapa na cara e até ser morto, é provável que você seja de DIREITA. 
Mas se você acha que o Empresário ou o Político ladrão, por exemplo - também deve apanhar na cara e até ser morto também... você provavelmente pode ser visto como de Esquerda, mas, talvez - só esteja sendo justo, independentemente da sua visão política.

E se você acha que essa noção marrenta sobre Esquerda e Direita distraem a população enquanto alguns poucos lucram com isso, como os Reis Absolutistas de antigamente... talvez você seja visto como um Teórico da Conspiração. Mas talvez você só tenha saído da caixa.

Sobretudo, se quiser mesmo entender bem o que é Esquerda e Direita, estude o que foi o Epicentro da coisa - A Revolução Francesa. Quando entender bem, você pode voltar um pouco mais e estudar sobre Renascentismo, Protestantismo, Iluminismo, Democracia na Grécia Antiga, Romanos versus Judeus na época de Jesus... Boa sorte, bons estudos.
Publicações Relacionadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário