04 novembro 2018

Sobre Doutrinação

Particularmente entendo que o pensamento de Esquerda em seu sentido mais correto  (ECONOMIA) é bastante forte no Brasil, embora não na prática. E me parece justo buscarmos um certo equilíbrio com mais espaço e debates de idéias econômicas digamos, de Direita. Em resumo: o Estadismo predomina aqui e isso pode ser muito ruim, sobretudo porque o Estado pertence,  na prática,  às elites. 

Por outro lado, o Brasil ainda é muito Conservador Direitista no sentido Social, embora penssassemos que não até a última eleição. Observamos bem nesta eleição o número de pessoas que preferem nem discutir assuntos tabus como sexualidade, machismo, ateísmo e bandidagem de ricos que, segundo essa lógica conservadora,  não merecem ser mortos como os Bandidos Bons negros e pobres.

Precisamos  analisar se realmente o esquerdismo prevalece aqui, e principalmente se o marxismo prevalece. Se é uma relação quantitativa de simpatizantes utópicos ou se é caso de predomínio vigente na prática.  

Países de sucesso, hoje, que são menos estadistas e mais liberais - além de expandirem essa liberdade para o campo social, liberando maconha e casamento gay, por exemplo - podem ter sido protecionistas no início, antes de suas economias crescerem.

Precisamos questionar também, o porquê de uma possível naturalidade de mais pessoas terem gostado destas idéias de esquerda e não das de Direita Conservadora aqui no Brasil ou na América Latina de países emergentes.

Questionar porque os pensadores de direita não superaram os de esquerda na Influência Cultural. Será que os de esquerda foram os mais inteligentes do mundo por influenciarem tanta gente assim ?

Aí vem uma reflexão que tenho gostado mais:  o tipo de cultura de um local não seria a coisa mais importante para Capitalistas em busca de lucro ? Desde que o dinheiro circule e retorne mais volumoso, está tudo bem. Dane-se a cultura! #MoralCapitalista

Outra coisa que precisamos lembrar: o Renascentismo, o Protestantismo, as ideias revolucionárias de igualdade, liberdade e fraternidade; de que não é justo haver uma realeza comendo do bom e do melhor enquanto seus suditos pagam altos impostos, trabalham duro, e  passam fome - nasceu bem antes de Napoleão Bonaparte, lá na Revolução Francesa de Robespierre. Então, talvez não adiante culpar Marx. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário