05 maio 2020

Moral Capitalista


Moral Capitalista é uma expressão que pretende definir o consentimento de que tudo está correto desde que esteja dando lucro.  Pode ser entendido pela frase: "pagando bem que mal tem?" 

A Direita Conservadora que se diz Cristã e CAPITALISTA está mais para uma Contradição. Na verdade, sua Moral mostra-se incompatível com a própria Moral Capitalista.

Antes de apresentar os argumentos, queria dizer que não sou contra o Capitalismo - ou contra o que entendo dele - sou favorável a um Capitalismo de Estado Pequeno e necessário mas não mínimo. 

A razão dos argumentos a seguir é a esperança em poder levar reflexões que conscientizem pessoas a não serem intolerantes e nem, especialmente, serem esquerdofóbicas, pois podem estar se contradizendo. 

Vamos lá!

Moral Capitalista é uma expressão que pretende definir o consentimento de que tudo está correto desde que esteja dando lucro.  Pode ser entendido pela frase: "pagando bem que mal tem?" 

A Moral Capitalista é a Moral que domina todas as outras no mundo Terreno. Qualquer coisa pode ser bem vista desde que dê lucro. Quanto mais livre é a Moral Capitalista, mais o dinheiro é importante em relação a qualquer outro valor. 

Para a Moral Capitalista, quase tudo é aceito - pra não dizer tudo. Nada precisa passar pelo crivo das moralidades tradicionais, basta fazer o dinheiro circular, gerar produção, consumos e lucros que está tudo certo.

Pois bem! Foi nos países onde a Moral Capitalista reinava - e ainda reina - mais livremente, que primeiro foi aceito o aborto, a eutanásia e o casamento gay, por exemplo dentre outras coisas tão criticadas pelos conservadores no Brasil. 

Ocorre que a  Esquerdofobia, notada no Brasil, vem se reforçando justamente por uma incitação a uma aversão a certas Morais (Imoralidades para os Conservadores) Mas é neste ponto onde conservadores podem estar mais se contradizendo.  

A própria Esquerda  - ou aquilo que é tido como Esquerda Clássica - sugeriu no passado uma economia baseado numa Moral inicialmente bem aceita (mesmo que esta Moral seja utópica). A ANTIGA Moral Esquerdista Econômica Clássica Socialista Intervencionista de tomada dos Meios de Produção Pelo Trabalhador - mesmo não funcionando - viu, no início de suas teorias, uma exploração abusiva do trabalhador, uma imoralidade; e - hoje, devido suas criticas e lutas - podemos considerar as relações de trabalho um pouco mais humanas. 

 Foi Também a Moral de Linhagem, digamos "Esquerda Iluminista" que enxergou um Homem Naturalmente bom e que passa a ser mal somente à partir do que aprende em Sociedade. Já a Moral Capitalista se diz a alternativa econômica que mais se encaixa com o perfil Imoral do ser humano.  Ou seja: precisaríamos de um sistema Capitalista "Malvadão" porque o ser humano é naturalmente mau.

Ainda a "Esquerda",  que podemos extraír do milenar cenário "Judaico/Cristão"  em oposição ao Domínio Romano, que fazia críticas sociais já no Velho Testamento - teve enfatizada nas escrituras  a "revolta" de Cristo contra quem fazia da Igreja um Comércio, quado poderia estar se "revoltando" contra outras morais (ou imoralidades maiores)

Outra reflexão bem interessante que aprendi com um amigo, dias atrás, é a questão do Livre Arbítrio. Se analisarmos o Livre Arbítrio, onde qualquer indivíduo poderia fazer o que quisesse da vida dele (podendo até vir a pecar) encontraríamos um impasse vindo de Conservadores Religiosos intolerantes que se apegam muito mais na tentativa de barrar certas liberdades alheias do que de cuidar da própria vida, mesmo com a existência do argumento de que Deus já irá castigar àquelas pessoas pecadores.   

Voltando a Moral Capitalista, é ela quem diz pra você: "se quiser Educação, Saúde ou Moradia que pague por ela"  - não que isto esteja totalmente errado,  mas só outras morais "não Capitalistas"  poderiam pelo menos sugeir: "algumas pessoas precisam de ajuda para se desenvolverem até um dia elas mesmas conseguirem pagar pelo que precisam".  

A moral Capitalista pode aceitar coisas boas ( e até cientificamente corretas) porém aceita coisas ruins, valorando o lucro muito mais que a vida humana, como vemos nos casos clássicos em que isso ocorre, a exemplo da situação em que determinada industria automobilística entendeu que seria mais lucrativo deixar alguns clientes morrerem queimados do que fazer o recall em uma linha de automóveis com determinado defeito. Leia aqui sobre o desastre do Ford Pinto

Ao mesmo tempo,  É a Moral Capitalista quem vem aceitando os LGBTs, onde - porém - muitos destes são ricos. Mas, a Moral Capitalista ainda tem dificuldade em aceitar Negros, por exemplo, por que geralmente são pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário