15 setembro 2015

Porque Você Deve Sorrir ?


Veja que coisa interessante, até o sorriso simulado é importante. 


Existem vários tipos de sorrisos. Cada tipo traz à tona essências da nossa personalidade e do que estamos realmente sentindo. Uma rápida espiada em sites sobre o assunto e você fará uma ideia do que está por trás de cada individuo e seus sorrisos.

Sorrir é muito importante, bonito e agradável. Porém, provavelmente, seu significado mais primitivo seja a submissão. E não é comum àqueles que querem mostrar que estão no controle. A coisa é tão instintiva e primitiva que nossos "primos" Chipanzés o usam como tática pra evitar um ataque de outro mais forte do grupo.


No mundo de hoje, a sociedade acaba exigindo sorrisos dos indivíduos, principalmente por meio do poder das corporações. É que cara fechada não vende bem. É um mundo pouco amistoso para os mais sérios e introvertidos. Porém, as vantagens de ser introvertido tem vindo à tona nos últimos tempos: paciência, concentração e a capacidade de buscar respostas mais profundas sobre determinados assuntos. Estudos dizem: ao contrário dos extrovertidos, um introvertido não relaxaria tanto numa festinha como quanto ficaria animadíssimo discutindo sobre assuntos existenciais, elaborando um plano ou lendo um livro. 

Contudo,  as pessoas têm o direito de, às vezes, não estarem bem. Se esconder atrás de um sorriso falso não deve ser obrigação de ninguém. 


No entanto, existem outros tantos benefícios para a saúde atribuídas à boas gargalhadas, risos e sorrisos verdadeiros: dizem que reduz riscos de doenças cardíacas, melhora a digestão, limpa os pulmões e os deixa mais forte...


De acordo com pesquisas divulgadas pelo casal de escritores Allan e Barbara Pease, todos nós temos a capacidade de ter um sorriso franco, é só questão de praticar. Como assim? Ao sorrirmos, mesmo que não estejamos realmente felizes, causamos atividades elétricas na parte do cérebro responsável pela sensação de felicidade, o que aproxima a atividade cerebral da felicidade espontânea, provou  o professor de psicologia Richad Davidson da universidade de Wisconsin, EUA. Ele mediu a atividade cerebral de voluntários a assistirem filmes de comédia.


Quanto mais sorrimos, mais o sorriso se torna real em nossas vidas.  Provavelmente com o tempo você se acostumará com ele e ficará feliz da vida e sorrindo a toa kkkkkkk. Penso que tudo isso vai na linha daquele pensamento: “uma mentira repetida inúmeras vezes torna-se verdade”. Só que aqui a estratégia é usada beneficamente. 

Portanto, é bom levar á sério quando o poeta diz:  “tire essa magoa do peito, se arruma e vamos sair / põe um sorriso na cara e vamos nos divertir”ou “sorria, embora seu coração esteja doendo”. Como na belíssima e sábia canção Smile composta por Charles Chaplin, John Turner e Geoffrey.  A canção foi gravada por grandes nomes da música como Nate King Cole e Michael Jackson, que a tinha como uma de suas preferidas. Nosso Djavan também a gravou com uma brilhante versão em português escrita por Braguinha: "Sorri! Vai mentindo a tua dor!" minha preferida.

Livro:
 Desvendando os segredos da linguagem corporal 
(Allan e Barbara Pease)

Revista:
 Superinteressante / A era da mentira 

Música;
Sorrir (Smile) - Djavan

2 comentários:

  1. E digo mais sorrir faz de você uma boa companhia... Afinal quem gosta de estar com alguém sisudo o tempo todo... Eu acredito que sorrir pode ser uma prática levada a sério... No mundo corporativo onde atuo se faz necessário simpatia para resolução de problemas... Aprendi na marra que eu como mulher poderia usar meu sorriso a favor de um bem maior (resultados)...É claro que as melhores gargalhada são aquelas que não precisam ser forçadas, mas em contra partida fazemos muitas outras coisas além de sorrir para conseguir um resultado positivo... Até abrir mão de algo ou alguém que gostamos por outro bem maior, fazer 5 anos de um curso superior estressante só pata ter uma formação ou ficar em um relacionamento insatisfeitos pelos filhos... Ou seja o sorriso é uma maquiagem para prática da convivência, existem coisas piores do quê um sorriso falso. ;-/

    ResponderExcluir
  2. Samya, quando estamos em boa companhia ficamos, de certa forma, submissos um ao outro. Os sorrisos fluem naturalmente. É assim que entendo e tento estar de acordo com o texto apresentado. Se ficamos sisudos é por que a companhia não é tão boa e ficamos na defensiva.

    Entendo a necessidade de manter uma imagem simpática no mundo dos negócios. Ganhar dinheiro ou fazer um bom negócio também é motivo de risos.

    Concordo que o sorriso tem muitos usos e funcionam como maquiagem às vezes. A grande maioria de nós, infelizmente, usa mascaras. Tentamos ser muito mais o que as pessoas de uma sociedade esperam de nós, e menos o que realmente queremos ser em nosso íntimo interior.

    Mas, se temos alguma liberdade, devemos viver o que realmente sentimos e viver a vida o melhor possível mesmo que seja curta.

    Pessoas com os sorrisos mais lindos, autênticos e meigos, às vezes, ficam a margem, por exemplo, das redes sociais. Conhecem muito da alma do mundo e são um tanto intelectuais e cheias de energia interior. Possivelmente, entendem não se enquadrarem em um mundo de aparências. Espero que comentários como os nossos possam ajuda-las a entender que, elas, são as melhores pessoas que alguém pode ter o prazer de conhecer. Sabe, eu não apenas creio, mas sinto energias.

    Obrigado pelas palavras.
    Leia também:http://visaocultcultural.blogspot.com.br/2012/11/quem-ama-tem-mais-poder.html

    ResponderExcluir