15 agosto 2015

Teoria Da Corruptividade Geral E Restrita



Analisem os seguintes termos de relativa ligação e abrangência (naturalmente passível de discussão) do maior para o menor:







.Corrupção Humana
.Corrupção Geral

.Corrupção Histórica
.Corrupção Sistêmica
.Corrupção Institucional
.Corrupção Política
.Corrupção Neste ou Deste Governo
.Corrupção De Um Partido
.Corrupção De Um Político

Queremos tanto diminuí-las, não é mesmo ?

Talvez a força de vontade seja mais determinante que a própria estratégia de como conseguir, não acha? Ora! Não dizem que grandes conquistas foram alcançadas por pessoas que, a princípio,  não sabiam como iriam fazer, mas apenas que queriam fazer.

Por isso não nego o direito de quem deseja acabar ou mesmo diminuir, por exemplo, com a corrupção Histórica, Geral ou pelo menos com a Política, apontando sua indignação e suas armas APENAS para uma legenda ou um político.

Ao mesmo tempo, há pessoas que se indignam com determinada legenda por contrariar seus princípios bastante conservadores, ao passo em que tudo muda o tempo todo no mundo como uma onda no mar, e o universo continua se expandindo. Tal restrição funciona, no mínimo, como partidarismo involuntário.

O problema é que, findada uma legenda, as ideológicas, ou pelo menos inspirações delas, permanecerão.

As indignações são muitas e se misturam. Há indignações particulares, restritas e também gerais. Há ex-petistas revoltados, com a sensação de marido traído - e há simpatizantes de esquerda, satisfeitos com os programas para minorias sociais e sociológicas do PT atual, que se indiguinam com estes ex-petistas. 

Ao menos nossas indignações já estão ultrapassando as janelas de nossas casas."Indignação indigna / Indigna inação" - Skank

Creio que a solução deve, sim,  partir de várias frentes. E tudo deve ser remoldado pela ferramenta da reforma, e não somente restringindo o problema a uma legenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário