15 junho 2015

O Que Significa Curtir ?

No mundo virtual  tem muitos usos e sentidos. Desde uma simples sinalização de que determinada publicação  ou postagem foi vista - passando pelo tradicional legal ou gostei - a simbólica atitude de passar uma força - até o nobre reconhecimento de que o amigo ou autor da publicação venceu na vida.

Pois bem, a matéria de capa da revista Super (junho de 2015) fala sobre o lado negro do Facebook, servindo também para as demais redes sociais. Parte do assusto já é bem conhecido pra quem já assistiu ao documentário O Governo Oculto
Se você já criou uma página na internet sabe que a grande quantidade de likes - os quais dão a ideia de sucesso da página se deve muito ao pagamento cobrado pela rede social que a hospeda.


Mas o ponto que mais chama a atenção na matéria de capa trata do psicológico sendo cada vez mais corrompido, o egocentrismo e a falta de empatia - principalmente da garotada de hoje.

Bom, aproveito o momento pra falar da falta de sensibilidade que, às vezes, vejo ser cometida até por, quem diria, amigos brilhantes e incríveis da minha rede.


Diversas vezes já tentei me comunicar, com alguns amigos, pra divulgar uma página ou mesmo puxar conversa sobre assuntos corriqueiros. Porém, a grande maioria me foi indiferente. (Não tem nada a ver com quando a gente convida para curtir uma página. Nesse caso, acho que todo mundo age com indiferença às vezes. Acredito que ninguém responde dizendo que não vai curtir. Se achar que não deve curtir, simplesmente não curte)


Mas, quando o contato é direto - sabe lá Deus por qual motivo - a atitude de fingir que não viu é, para mim, de baixíssimo grau espiritual. No mínimo falta de criatividade. Para chegar ao fundo do buraco da falta de elegância e civilidade ainda teria que subir alguns degraus. Nem Lacan e suas teorias sobre o inconsciente explicaria. Quando tudo poderia ser resolvido com: "continue tentando" "tô sem cabeça pra isso" "volta depois" tô sem ânimo pra conversar"  "boa sorte" ou um simples botão "joinha".

Não fosse meus estudos sobre evolução da consciência e do espirito humano é bem provável que eu já estaria odiando estes amigos ao contrário de compreende-los e tentar contribuir para que se desgrudem cada vez mais da ignorância que cerca a todos nós. E me tornaria mais uma vítima do lado negro da tecnologia das redes sociais e dos sistema de vida descartável. 

E agora uma dica pra rir bastante:quem quiser saber como a palavra curtir vinha sendo usado antes de se tornar um botão nas redes sociais, nada melhor que a hilária explicação do nosso querido Caetano Veloso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário