12 fevereiro 2015

Somos Todos Bissexuais...

Somos todos bissexuais ou a sexualidade não é uma escolha.

Creio que o maior impulso do mundo seja mesmo "Crescei e multiplicai", princípio dos princípios da vida e fundamento para compreender seu sentido.


Penso que a vida não dorme e, independentemente do querer dos seres viventes, sempre busca uma forma  pra tentar continuar seu curso.

No intuito de contribuir com a diminuição da intolerância, do preconceito, da discriminação e homofobia, estou a compartilhar algumas informações, em especial este vídeo abaixo feito de muita pesquisa e bastante abrangente na missão de argumentar, cientificamente que, ser gay, para usar um termo mais popular, não é questão de escolha.

Não que seja necessário concordar com tudo que se relacione aos Gays. É livre o direito de discordar de quaisquer coisa sem, no entanto, desrespeitar  nem discriminar as pessoas. Talvez, saber fazer esta separação entre discordar e desrespeitar  seja a grande dificuldade da maior parte das pessoas.

Quando o assunto são os Gays, tem gente que pensa ser questão espiritual, que o individuo está sobre o controle de uma força diabólica. Se assim for, não seria bem questão de escolha.  
Há quem diga que seja questão puramente psicológica. Mas a maioria parece pensar ser questão de imoralidade.


Curiosamente, o vídeo, além de citar homossexualidade em outras espécies animais, traz exemplos de animais primitivos e menos complexos estruturalmente; animais com fecundação externa: peixes, anfíbios, que têm sua sexualidade modificada de acordo com necessidades do grupo em determinado ponto da vida, mudando tanto o comportamento como a estrutura física. Tudo isso pela busca de continuar se reproduzindo e salvar a espécie. Isso ocorreria com a ativação de um gene. É a vida tentando encontrar um jeito de se perpetuar. (Sobre homossexualismo animal click aqui e saiba mais)

Possivelmente, nós, seres humanos, possuímos uma pequena possibilidade de, em casos extremos, ter o comportamento sexual alterado. O vídeo cita  o que ,às vezes, ocorrem em presídios por exemplo. Podemos imaginar também o trauma causado por abusos sexuais, ou mesmo verbais, na infância levando a desorientações. De qualquer forma, isso ainda não seria questão de escolha.


Acontece que isto é apenas uma pequena parte dos casos, um lado abordado pelo vídeo. Muito mais coisas podem determinar o comportamento e a estrutura sexual e física humana. O autor do vídeo também deixa sua opinião dizendo que a maioria da população poderia ter algum grau de bissexualidade, o que nos deixa pensativos, mas o fato é que todos nós temos graus de masculinidade e feminilidade.

Acrescento também que nenhum heterossexual pode ser submetido a cirurgia de mudança de sexo, nem mesmo homossexuais, nem bissexuais, nem lésbicas, nem travestis, nem transformistas... Mudança cirúrgica de ogão sexual é exclusivo dos transsexuais, e o SUS realiza. Transsexuais, basicamente falando: "cérebro de um sexo em corpo de outro"  às vezes, não são aceitos nem mesmo por homossexuais que, por sua vez, sentem atração por pessoas do mesmo sexo.

Os Bissexuais seriam os únicos com possibilidade de sentirem atração pelo sexo masculino ou feminino, embora não terem escolhido serem bissexuais. Possivelmente, se atraem por um único sexo por um período da vida e, em outro estágio da vida, se atraem por outro sexo.

Resumindo: diferentes meios e formas entre quantidades e qualidades em que vão se acomodando os hormônios na formação do indivíduo (lembrando que alguns hormônios só irão aflorar  na adolescência)  podem resultar em algumas peculiaridades no ser final. Isto vai influir na atração sexual e emocional que tipifica o cérebro, mas também no comportamento e estrutura física.

Portanto, sou da corrente de pessoas que entende ser mesmo questão genética e hormonal na grande maioria dos casos. Não creio que seja questão de livre opção e escolha. Nunca acreditei que um ser humano pudesse mudar sua estrutura química e biológica opcionalmente e à vontade. Mudar assim, tão complexamente, na hora em que se tem vontade, nos significaria ter um poder além de Deus. Seriamos como mutantes - mas nem os mutantes da ficção têm o poder de escolha.

Podemos levantar uma hipótese polêmica. Em relação ao sexo, há quem diga que quanto mais fazemos, mais temos vontade de fazer. Partindo desse premissa, podemos concluir que, o fato de grande parte da raça humana, em sua organização cultural, ter decidido pela monogamia (Concordo), muito pode ter contribuído para a falta de interesse que um dia foi selvagem e poligâmico.


Fazer "mais" poderia implicaria em mais parceiros. E, assim, limitando-se em um(a) único(a) parceiro(a), a vontade diminuiria - ao passo que uma vontade aguda, além do normal - uma fissura - poderia, em algum momento, ter levado o ser humano a não se importar se o parceiro fosse do mesmo sexo.

Imaginando um gene que levasse essas informações para as gerações seguintes, poderíamos encontrar parte da explicação para a existência da "linhagem" homossexual.


---------------------------------------------

Qualquer correção, informação ou refutação que queiram acrescentar, fiquem à vontade.

Sugiro também a leitura, ao menos do capítulo 8, do livro bem humorado, porém científico: POR QUE OS HOMENS FAZEM SEXO E AS MULHERES FAZEM AMOR - de Allan e Bárbara Pease. 


O vídeo ainda tem uma porção de links
 para quem quiser conferir fontes e se aprofundar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário