08 agosto 2014

Existe Mesmo Voto Consciente?


                              CHARADA
Ou o Estado é muito democrático permitindo a candidatura de suspeitos, ou o Estado é uma Fraude.









Fazem tanta campanha para que votemos com consciência. O embaraçado Sistema Eleitoral Brasileiro, com os nossos muitos políticos suspeitos, deve temer que o povo deixe de participar e contribuir com esse negócio lucrativo que é a política profissional; é o que mais parecem tais campanhas.

O que vem em primeiro lugar para alguém que deseja ser eleito representante do povo? Trabalhar para este povo? Ou enriquecer? Ora, vivemos numa sociedade em que dinheiro e poder é mais importante que todas as outras coisas. O que esperar de políticos profissionais e de carreira.


RESUMEM TODAS AS SOLUÇÕES NO VOTO, MAS O VOTO POUCO PODE
Muitas vezes reclamamos dos problemas do país e quase sempre ouvimos como sugestão que, se quisermos mudanças, se quisermos dar uma resposta a tantas injustiças é só votarmos conscientemente. Mas como seria isso?

Muitos dizem que o voto tem um grande poder, e que a culpa pela má administração  do Brasil, no fundo, é do povo que não sabe votar. Porém, a maioria dos próprios eleitores brasileiros (aqueles que podem votar) é composta por analfabetos funcionais, ou seja: sem condições claras de entenderem o mundo e muito menos de escolherem um representante. Ora, se são de certa forma incapazes, como podem ser culpados? 

E não seria o Estado o primeiro a ter que fazer algo pra que esse quadro de escuridão se reverta, informando e oferecendo realmente Educação? 

Mas, se entendermos que nenhum estado jamais foi criado ou pelo povo e para o povo, mas sim foi elaborado (e portanto pertence) a uma classe rica (donos de terras, grandes empresários, descendentes de donos de escravos, religiosos e empreiteiras) - fica mais fácil entender a contínua opressão para com o povo.  
                  
                   O QUE É VOTO CONSCIENTE? 
Essa expressão parece ser tipicamente Brasileira, ou de sistemas políticos eleitorais problemáticos, pois revela como tal sistema político eleitoral é falho. 

Entende-se principalmente por voto consciente a escolha do bom candidato, ou seja, existem os maus e não são poucos. Mas por que o Sistema Eleitoral permite a candidatura dos maus candidatos? E mais, o que impede um candidato de mentir, passar-se por bom e "mamar" pelo menos quatro anos?

Escolher uma pessoa pra trabalhar pro país sem que essa pessoa nos dê um mínimo de garantia, a não ser a duvidosa palavra característica do político profissional, é furada, não acha?

Você não contrata um pedreiro sem que ele dê a garantia de fazer o que foi combinado. E caso o pedreiro não esteja cumprindo com o prometido, você, no mínimo, não dá o dinheiro todo pra ele e dispensa os serviços. Mas os políticos não, você espera quatro anos e escolhe outro, se não der certo, espera mais quatro anos e assim eternamente.

Precisamos de reformas que nos aproximem mais do modelo de democracia Direta e participativa. Precisamos aprovar mecanismos como, por exemplo, a revogação de mandato.

Acredito que o voto mais consciente possível seja aquele em que a gente encontre o candidato com boa reputação 
e "chute", com a esperança de que este trabalhe bem.

No contexto da nossa cultura e do sistema político eleitoral vigente, não vejo no voto esse poder todo que falam por aí.

BOM SERIA SE O PROBLEMA FOSSE AS URNAS ELETRÔNICAS
Se fosse só esse o problema, tudo se resolveria tornando as urnas confiáveis. Um bom exemplo de como o voto não garante democracia e que não escolhemos plenamente nossos representantes é o caso do Deputado Federal Tiririca que, pela quantidade de votos, elegeu mais três, ou seja, seus eleitores elegeram mais três candidatos sem terem realmente a intenção. Não creio que seja justo o uso do quociente eleitoral, o qual puxa e elege candidatos com menos votos que outros. Além do mais, é covarde a estratégia de partidos que lançam a candidatura de palhaços e outros do tipo, se aproveitando da inconsciência política do eleitorado que, muitas vezes, ainda acha que estaria fazendo um voto de protesto.     
VOCÊ AINDA ACHA QUE A CULPA É DE QUEM VOTA MAU?
Seria possível um Sistema Político que permitisse apenas a candidatura dos bons políticos, onde qualquer um poderia realizar um bom trabalho? Seria possível o voto ser realmente apenas uma escolha pelo gosto, pela identificação com as propostas? Ou o voto será sempre uma esperança em vão, um chute sem resposta certa, uma bomba relógio em nossas mãos pra tentarmos desarmar em que, se não escolhermos cortar o fio certo, somos responsáveis pelo desastre?

 O QUÊ O VOTO PODE FAZER REALMENTE?
O voto em representante até pode mudar a linhagem que vem governando, pode mudar o político, mudar o partido, mas não muda o jogo, a politicagem, ou seja, não garante muita coisa. Votar pode colocar um novo político pra trabalhar, mas por que não pode demiti-lo também? 

Ferramentas como a revogação de mandato poderiam ser úteis, não acha?

O máximo que podemos conseguir atualmente com o voto é tentar eleger novos políticos, em especial os que se propuserem a reformar o próprio sistema que os carrega no colo, reduzindo suas próprias mamatas e tornando as regras mais duras em todos os poderes e, sobretudo, agregando mais participação polular. E quantos fariam isso realmente por livre e espontânea vontade? Ou seria necessária pressão popular? Creio que sim. Nós, o povo, podemos mudar muita coisa independentemente de quem esteja nos representando, não precisamos esperar por santos e almas caridosas. Podemos nos organizar, criar leis de iniciativa popular, ou mesmo exigir que votem e aprovem leis que julgarmos mais importante. 


GANHAM O SALÁRIO E AS MORDOMIAS DOS SONHOS, MAS SÓ TRABALHAM SE ALGUÉM COBRAR 

Há quem diga que o sentido do voto se completa com a permanente cobrança dos eleitores sobre seus candidatos. Mas você acha justo, um empregado seu ter tanta mamata, altos salários, tudo melhor que você ,patrão, e ainda ser necessário você ficar cobrando o tempo todo pelas promessas de trabalho feitas? Políticos já são bem pagos, tanto pra que a gente não precise agradece-los quando fizerem algo de bom, quanto pra receberem a culpa pelos problemas da administradão do país. Tá difícil? Ninguém é obrigado a se candidatar. Ora, então diminuam as regalias e deixem o eleitorado participar mais das decisões!  

O VOTO GARANTE O QUÊ?
Aquele que vota por um par de sapatos ou uma camiseta tem garantido um par de sapatos e uma camiseta. E aquele que vota por confiança, fé e esperança, terá garantido o quê?


4 comentários:

  1. Duas coisas: se vender voto não seja idiota, venda por uma boa grana. Tem nego que vende por 30 granas! Até prostituta feia e velha recusa essa grana. Segundo, se uma pessoa acha que todos os políticos são safados e que vão com certeza roubar, então que ela fique em casa ou vote em branco. A menos que ela seja idiota e incoerente.

    ResponderExcluir
  2. Votar em branco, assim como nulo, realmente significa dizer tanto faz quem for eleito. Mas não podemos deixar de fazer algo para que a corrupção diminua. Acredito que, se alguém acha que todo político é antiético, para mudar essa situação, seria útil votar nos menos antiéticos para que fique mais fácil força-los a aprovarem leis que diminuam o poder que estão em suas mãos.

    Se, para um eleitor tanto faz, vender o voto pode ser visto como um voto consciente.

    O sistema político falho é que permite tamanhos roubos. De certa forma, um político começa a roubar apenas por ser eleito, pela quantidade de recursos que suga, pelo salário, pela verba de gabinete, pela aposentadoria em dois mandatos e até antes, quando o partido recebe dinheiro do governo. Dinheiros estes que poderiam ser distribuídos com o povo que precisa mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessante mesmo, preciso pensar em tudo isso porque sou um cara ainda bastante "apolítico" nesse sentido, mas achei tudo relevante e parecem ser boas razoes para rever minha posição radical que falei a cima!

      Excluir
    2. Seja mais fodido!

      Excluir