27 março 2014

O Que Dizer Das Cotas Raciais/ Verdades E Mentiras

Seria lindo se todas as oportunidades no Brasil fossem distribuídas de acordo com a meritocracia. Mais que isso, seria lindíssimo se as condições para alcançar o mérito fossem as mesmas para todos. Seria um sonho de ideal se não precisássemos de cotas, se não precisássemos de diminuição da maioridade penal, se não precisássemos de bolsa família, nem justiça com as próprias mãos. Mas a gente não conseguiu, infelizmente, não sonhamos juntos nem lutamos por estes ideais desde o princípio. Agora temos que conviver com tais medidas. Mas se você tem outra solução, mostre-nos! Talvez você tenha razão. Se não, você vai cair naquela ideia: "se não for ajudar, não atrapalhe" (Quem não faz nada pra mudar o mundo está sempre muito empenhado em provar que a pessoa que faz alguma coisa está errada)

O Brasil sempre foi um país de cotas favoráveis ao Branco Dominante. No Brasil Império, o imigrante Europeu recebia vários benefícios, terras, animais, sementes, assistência médica, subsídios, suporte para se desenvolverem. Mais recentemente, foi dado de presente isenções de impostos e imunidades tributárias para a mídia poderosa na formação da cultura do povo; houve também uma tal de Lei do boi beneficiando filhos de latifundiários e, também,  cotas para mulheres em partidos políticos... Por quê tanta gente tem má vontade com as cotas que beneficiam Negros? 

Mas o problema vai além das desvantagens históricas, o grande problema é o preconceito. Levaria muito tempo para que o Brasil conseguisse diminuir o preconceito e reduzir essas desigualdades com qualquer outro método que não o das Cotas.

E, mesmo com essa ajuda das cotas, particularmente penso que, Negros ainda teriam que desenvolver-se, economicamente, ao ponto de estabelecerem seus próprios "pequenos impérios", como; Emissoras de TV, Jornais, Partidos Políticos, Hospitais, Universidades, Bancos, Multinacionais... E tudo mais que tenha poder, influência e que, até o momento, carregue apenas o pensamento do Branco dominante. Somente gerações após essas mudanças surgiria um ambiente brasileiro com um pouco mais igualdade e verdadeiramente e aprimoradamente mestiço.

CONCURSO PÚBLICO E OUTRAS COTAS
O sistema de cotas raciais está mais ligada a causa Negra. Além de ter sido a etnia mais prejudicada no Brasil, os afrodescendentes são ainda hoje, os que mais sofrem  com o preconceito e a discriminação, apesar de serem a maioria da população.

Existem cotas para outros grupos no que diz respeito ao acesso ao Ensino superior, como para Índios e seus descendentes, pessoas de baixa renda e outros, conforme a necessidade regional. Cotas para Negros e Pardos em concursos públicos tem o objetivo de inseri-los de forma imediata em cargos de mais visibilidade na sociedade, em ambientes que normalmente Afrodescendentes não aparecem. Apesar da legitimidade da medida, o momento e a pressa com que foi criada mostrou sua face de medida eleitoreira. Tal medida, portanto, deve cumprir seu prazo de validade para que não se torne uma eterna manobra governamental.

Enquanto não vermos um maior número de Negros e Pardos e, até quem sabe, de Índios, bem como pessoas de baixa renda e outros que não o Branco dominante, em cargos de maior relevância no país, no Congresso, nas reitorias, nas presidências, nas chefias, nos comandos, como também na TV, em Revistas, outdoors, gibis, propagandas de escolas particulares, dentistas e planos de saúde, nos brinquedos, na apresentação de programas infantis, nas pessoas que se vestem de Papai Noel em shoppings e na mídia em geral, não estaremos presenciando a diminuição do preconceito e da desigualdade.

COTA É UM MÉTODO, FIM DO PRECONCEITO UM OBJETIVO
O sistema de cotas não é uma solução milagrosa, é um passo, uma iniciativa. Reconhece oficialmente o problema do preconceito existente e da desigualdade entre as etnias. Pense no sistema de Cotas como uma massagem cardíaca enquanto a cura definitiva não vem, ou um remédio que você toma para ajudar o organismo se recuperar, mesmo que ele se recuperasse sozinho com o tempo(talvez séculos).

Mas o sistema "cotas" é apenas um método. Você tem o livre direito de ser contra e apresentar um outro método para diminuir consideravelmente a exclusão de Negros, ou provar que não existe tal exclusão.

SE A POPULAÇÃO NÃO QUISESSE
Há de se concordar que o sistema de cotas poderia não ser aprovado se a maioria dos brasileiros assim não quisessem, no entanto, mediante um longo debate para esclarecimentos. Há que se concordar que se a maior parte dos beneficiáveis se manifestarem contra as cotas, por se sentirem constrangidos, mesmo achando que a medida é legítima, seria justo rever a necessidade de leva-la a diante.

COTAS PARA CONCURSOS E MÍDIA CONTRA
Dentre as principais inverdades que espalham para desmoralizar o sistema de cotas é dizer que os cotistas estão assumindo sua inferioridade intelectual. Dizer isso é a covardia das covardias. Nas cotas para concursos, por exemplo, se o cotista não alcançar a nota mínima exigida no certame, não será aprovado. De 100% das vagas oferecidas, o cotista deve se classificar entre os melhores que concorrerão aos 20% das vagas destinadas a eles, contra 80% de vagas destinadas aos candidatos em geral. Mas a mídia Branca e não favorável veicula que o Negro será aprovado sem mérito. Ao chegar a um órgão ou repartição pública qualquer, o cidadão deseja ser atendido, não se importando se pelo primeiro ou último colocado do concurso. Considere também que Negros e pardos não serão obrigados a concorrerem pelas cotas se assim não quiserem. 

Dizem que, na verdade,  somos um povo miscigenado e que somos uma só raça, a raça humana, mas é obvio que a cor da pele, a boa aparência ditada pela mídia branca é levada em conta em inúmeras oportunidades. Entre um Branco e um Negro com as mesmas qualificações acadêmicas, quem tenderia a ser escolhido numa entrevista de emprego? Outra grande falácia é dizer que, ao dar cotas para um grupo terá que dar par outros. Que dê, se for o caso, agora diga que a etnia Negra não tem que ser a primeira e maior cotista? Nosso modo de pensar e ver o mundo tem cor, é branco, construído pela mídia branca, pelos influenciadores e formadores de opiniões Brancos, pela corporocracia branca. Existe uma visão negativa implantada no inconsciente coletivo sobre o que representa a imagem de um ser humano Negro. Precisamos mudar isso!
Alguns Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário