Analisando o comportamento das pessoas, especialmente nas questões políticas, econômicas, sociais e artísticas - podemos considerar nossa sociedade como saudável ou adoentada. Entenda "adoentada" como um estado atual que pode mudar conforme a "doença" for tratada.
Se julgarmos nossa sociedade como saudável, não há necessidade de mudanças profundas ou estruturais.
Mas, se entendermos que nossa sociedade não anda bem, que é ou está doente, com graves sintomas de crueldade, corrupção, egoísmo, falta de empatia, desigualdade, ignorância; onde o dinheiro tem sido mais importante que a vida - podemos perceber uma linha de coerência nesta relação de "quanto mais bem-sucedido somos neste teatro social, mais doentes estamos".
Existem muitas pessoas bem-sucedidas no sentido limpo do termo. E, mesmo se foram contempladas com a sorte de terem vários fatores contribuindo para conquistarem seus objetivos - seus esforços e competências foram, sem dúvida, determinantes.
Contudo, especialmente em lugares onde as relações e negócios da sociedade são tomadas por ilegalidades, jeitinhos e corrupções - como no Brasil - caracterizando uma sociedade doente - a relação bem adaptado/doente pensada por Jiddu faz muito sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário