Pois é. Quando pesquisamos lá na origem das palavras "Política" e "Democracia lá na Grécia antiga, vemos que é isso mesmo. Elas têm origem no mesmo tempo e lugar.
Derivada da palabra grega POLITIKÓS, união de outras duas palavras gregas: Póli (Cidade) e Tikó (Comunidade) Obtemos as primeiras pistas sobre o que o título deste texto afirma.
Também obtemos da palavra "Polites" o seguinte significado em Português (Cidadão)
Aqui já podemos capatar a ideia de vida em comunhão entre os indivíduos. Uma ideia de BEM COMUM.
Já a palavra em português "Cidadão" ou Cidadania, que deriva de CIDADE, vem do Latim "Civitas" (condição ou DIREITO de cidadãos):
"Na história de Roma, o termo latino "civitas", segundo Cícero na época da república romana, era o corpo social dos cives, ou cidadãos, unidos por lei. É a lei que os une, dando-lhes responsabilidades, por um lado, e direitos de cidadania, por outro.`
Trecho acima extraído da Wikipédia. Link abaixo:
Então como fazer, construir, dar seguimento ou governar uma CIDADE DE BEM COMUM compartilhando de uma unidade de leis, direitos e deveres ? Ora, com os próprios cidadãos fazendo acordo entre eles, um PODER DO POVO, sacou ?
É então que surge o complemento de "Política" a palavra "Democracia" do grego - Demokratia: Demos (Povo, Distrito) e Kratos (Domínio, poder)
E Finalnemte:
Governo Das Cidades Pelo Povo Para O Bem Comum 👍🏽
Hoje usamos a palavra "Política" com algumas variações de sentido. Mas ao pé da letra as palavras nasceram como se uma complementasse a outra.
É tipo uma aberração falar de "política" em Governos Ditatoriais.👍🏽
Quer saber mesmo ? Os ideais de Política ficou perdido no tempo lá em Atenas. O que sobrou pra nós, na prática, foi uma POLITICAGEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário