A palavra corrupção nos remete, automaticamente, a governo, política e Economia. Isso porque independentemente do regime como cada país atue, no fundo, todos são regidos pelo monetarismo, que basicamente funciona como uma espécie de escravidão em forma de divida das pessoas, a invenção dos juros e a fabricação de dinheiro do nada . E, se o monetarismo exige competições excessivas, egoísmo, crescimento continuo não importando as consequências, principalmente a destruição dos recursos naturais, a busca por poder, status, sobretudo o lucro - não é possível existir ética em tudo, nem o tempo todo. (se seu objetivo é vender um produto da loja em que trabalha, mas você sabe que o produto da loja ao lado é melhor, não seria lucrativo falar ao cliente para que compre na loja ao lado)Ser totalmente ético neste contexto nem sempre é lucrativo. (clique aqui e ouça a música Pressão Social - Plebe rude e Renato Russo)
A escassez é um dos principais fatores responsáveis pelo lucro: se algo existe em abundância, todo mundo pode ter facilmente. Mas se algo é controlado para permanecer escasso, seu valor aumenta, alguns possuirão enquanto outros nunca terão. Então é mais lucrativo vender petróleo, por exemplo, que resolver todo problema energético do planeta, apenas com energia solar, eólica e das ondas do mar.
Portanto, corrupção não é apenas consequência de um sistema de vida fundamentado no monetarismo e com efeitos colaterais cruéis, mas a própria base desse sistema. Não se pode esperar atitudes totalmente éticas de um sistema basicamente antiético. Precisamos rever nosso modo de vida!
A corrupção política se relaciona como o manter as coisas como estão.
No Brasil, a corrupção política se tornou tão sistêmica que, após serem desmantelados seus maiores esquemas, o país emperrou. Levará um tempo até que os agentes públicos, empresas contratadas pelo Estado e demais pessoas relacionadas se acostumem com um modelo mais estreito e reto.
Enfim, a reforma política deverá sair do papel, para que os próprios políticos reaprendam como proceder.É o mínimo a ser feito.
Mas talvez seja necessário mudar todo sistema sociocultural e monetário para transformar radicalmente nosso modo de vida, e acabar com inúmeros problemas, inclusiv transtornos psicológicos. Mas isso é um assunto pra depois, e que poderemos tomar como base o filme Zeitgeist: Moving Forward
Baseado em: Zeigeist Addendum
não consigo falar sobre uma parada tão séria só vou dizer uma coisa, é foda.
ResponderExcluirFoda também foi o texto ter sido postado no dia 20 de maio às 00:06, enquanto o primeiro comentário foi postado ainda no dia 19 faltando 18 minutos para 00:00
ResponderExcluirIsso tem fácil explicação amigo. Deve se levar em conta o fuso horário atribuído ao blog, o meu por ex: da uma raiva, pois é 1h antes do nosso horário de brasília. Tenha um ótimo fds. Abraço.
ExcluirO comentário desse cara não se deve nem levar em consideração, primeiro porque ele fez como anonimo e segundo porque sobre o que interessa ele não falou que é o texto. você leu o texto ou foi direto ver os comentários???você tem opinião própria ou usa a dos outros???você prestou atenção em tudo no horário no comentário mais no que interessa...? o texto é sobre corrupção, pessoas iguais a você que não mostra a cara não assumem o que fazem!
ExcluirParabéns!! Ótima matéria e de grande relevância politica-social
ResponderExcluirFico agradecido pelas palavras!!
ResponderExcluirQuanto ao horário da postagem, tive um probleminha no blog na hora em que fui postar. Quando postei, ficou com o horário de 7 horas do dia 20. Então cancelei, corrigi o horário e postei novamente. Não entendi bem o que ocorreu, mas creio que pode ter sido a questão do fuso horário, como comentou a Beatriz.